Quinta, 25 Maio 2017

FEEB convida: palestra comemorativa pelos 140 anos de Manoel Philomeno de Miranda

HÁ 74 ANOS, O CÉU COMEMORA O RETORNO DE MANOEL MIRANDA À PÁTRIA ESPIRITUAL

Segunda-feira (14), às 20h, palestra de André Luiz Peixinho em homenagem a este baluarte do Movimento Espírita baiano

Nesta segunda-feira, às 20h, a Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) homenageia a data que marca os 140 anos de nascimento de Manoel Philomeno de Miranda. O diretor presidente da FEEB, André Luiz Peixinho, vai relatar fatos da vida e obra deste incansável trabalhador. Fatos estes, que se confundem com o próprio início do Movimento Espírita no estado, naquela época com a fundação da instituição federativa, ainda com o nome de União Espírita Baiana.

Contam os registros históricos da FEEB que Manoel Philomeno de Miranda conheceu o espiritismo em 1914, na cidade de Alagoinhas(BA), quando curado de uma enfermidade pelo médium Saturnino Favilla. Por essa época, já em Salvador (BA), Philomeno foi apresentado a José Petitinga, o fundador e então presidente da União Espírita Baiana. Após frequentar as atividades e começar a laborar voluntariamente na instituição, foi eleito 2º Secretário do órgão federativo em abril de 1921; posteriormente foi eleito 1º Secretário na eleição social em 22 de janeiro de 1922. Em 27 de abril de 1939, quando da desencarnação de José Petitinga, Philomeno dirigiu a primeira sessão como presidente escolhido pela Assembléia Geral,  sendo reeleito para mais um mandato anos depois.

Durante todo o tempo, Philomeno de Miranda foi um exímio representante do espiritismo, não só na instituição, mas em toda parte. Onde ele estivesse, aí estaria a doutrina e sua propaganda exercida por meio de sua conduta diária. Manoel Philomeno de Miranda é autor espiritual de livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco, sendo sua especialidade o tema obsessão. Quem quiser se inspirar com esse exemplo de dedicação pelo Espiritismo, não deve perder a narrativa de André Luiz Peixinho, na próxima segunda-feira, dia 14, às 20h. A FEEB está situada à Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110, Bela Vista de Brotas. A palestra é inteiramente gratuita. Mais informações pelo telefone (71) 3359-3323.

(Texto: Shirley Oliveira – DRT: 3277 / Imagem: Arquivo – FEEB)

Federação Espírita do Estado da Bahia

Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 Bela Vista de Brotas CEP 40279-140 Salvador-BA

Telefone (71) 3359-3323

Newsletter

Assinne a nossa newsletter. Não perca nossas notícias e novidades.

Não enviamos spam!