Domingo, 23 Abril 2017
17º Congresso Espírita do Estado da Bahia
XIX Caravana Baiana da Fraternidade
Dia Estadual Espírita da Educação

Destaques

FEEB Divulga Calendário de Palestras do Mês d…

Atividades públicas das quartas-feiras (Abril), das 19h as 20h, na sede A...

O Livro dos Espíritos: 160 anos revelando a …

1- A presença de espíritos atuando no mundo físico data da ...

Participe da Conclusão da Obra da Sede Admini…

Seja um colaborador desta obra, depositando qualquer valor na conta: Federa&cce...

Organizadores do encontro microrregional da á…

A Federação Espírita Brasileira (FEB) juntamente com as fed...

FEEB convida: palestra comemorativa pelos 140 anos de Manoel Philomeno de Miranda

HÁ 74 ANOS, O CÉU COMEMORA O RETORNO DE MANOEL MIRANDA À PÁTRIA ESPIRITUAL

Segunda-feira (14), às 20h, palestra de André Luiz Peixinho em homenagem a este baluarte do Movimento Espírita baiano

Nesta segunda-feira, às 20h, a Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) homenageia a data que marca os 140 anos de nascimento de Manoel Philomeno de Miranda. O diretor presidente da FEEB, André Luiz Peixinho, vai relatar fatos da vida e obra deste incansável trabalhador. Fatos estes, que se confundem com o próprio início do Movimento Espírita no estado, naquela época com a fundação da instituição federativa, ainda com o nome de União Espírita Baiana.

Contam os registros históricos da FEEB que Manoel Philomeno de Miranda conheceu o espiritismo em 1914, na cidade de Alagoinhas(BA), quando curado de uma enfermidade pelo médium Saturnino Favilla. Por essa época, já em Salvador (BA), Philomeno foi apresentado a José Petitinga, o fundador e então presidente da União Espírita Baiana. Após frequentar as atividades e começar a laborar voluntariamente na instituição, foi eleito 2º Secretário do órgão federativo em abril de 1921; posteriormente foi eleito 1º Secretário na eleição social em 22 de janeiro de 1922. Em 27 de abril de 1939, quando da desencarnação de José Petitinga, Philomeno dirigiu a primeira sessão como presidente escolhido pela Assembléia Geral,  sendo reeleito para mais um mandato anos depois.

Durante todo o tempo, Philomeno de Miranda foi um exímio representante do espiritismo, não só na instituição, mas em toda parte. Onde ele estivesse, aí estaria a doutrina e sua propaganda exercida por meio de sua conduta diária. Manoel Philomeno de Miranda é autor espiritual de livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco, sendo sua especialidade o tema obsessão. Quem quiser se inspirar com esse exemplo de dedicação pelo Espiritismo, não deve perder a narrativa de André Luiz Peixinho, na próxima segunda-feira, dia 14, às 20h. A FEEB está situada à Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110, Bela Vista de Brotas. A palestra é inteiramente gratuita. Mais informações pelo telefone (71) 3359-3323.

(Texto: Shirley Oliveira – DRT: 3277 / Imagem: Arquivo – FEEB)

Federação Espírita do Estado da Bahia

Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 Bela Vista de Brotas CEP 40279-140 Salvador-BA

Telefone (71) 3359-3323

Newsletter

Assinne a nossa newsletter. Não perca nossas notícias e novidades.

Não enviamos spam!