- Instituicional
- Posted On
Calendário Federativo 2023
Preito a Allan Kardec
José Petitinga
Mestre, escuta-me.
São decorridos trinta anos.
Circundados de bênçãos e aureolados de glórias, tinhas tu, já algum tempo, volvido ao Espaço, a fim de dares conta da árdua missão de que foras investido pelo Cristo, quando eu, que te não conhecia ainda, achei-me um dia, vacilante e trôpego, numa azinhaga tortuosa e escura, estranho aos esplendores da Natureza, sem prever onde terminaria a escabrosa senda.
Aguçados espinhos rasgavam-me as plantas e as vestes, enquanto me fustigava o corpo mórbido a ventania rápida, ameaçando apagar a lâmpada bendita que Minha-Mãe me acendera n´alma para aclarar os meandros da tenebrosa jornada.
Eu chorava e blasfemava às vezes.
.............................................................................
.
Era angustiosa a minha situação.
A dúvida, precursora da descrença e do desânimo, abeirava-se de mim, crucitando como um abutre faminto.
Ideias confusas me assaltavam.
Gemidos e imprecações chegavam-me aos ouvidos, misturados com gargalhadas sardônicas e palavras cínicas, cheias de ateísmo revoltante.
Quase a minha frente, numa curva do caminho, vi subitamente desenhar-se um precipício hiante, que mudamente me convidava ao repouso, e que para minha imaginação doentia, tinha a forma de um grande zero.
Que seria aquilo: delírio ou sonho?
O vestíbulo da loucura ou o Calvário da razão?
Ah! Era talvez o conluio de todas as faltas por mim cometidas nas encarnações passadas, apresentando a um tribunal que eu desconhecia o seu libelo acusatório.
..............................................................
Um braço forte me deteve e uma voz segredou-me: 'LÊ', enquanto mão amiga apresentava-me o Livro dos Espíritos.
Li e fiz que outros lessem.
A azinhaga continua a ser tortuosa e cheia de espinhos, mas é menos escura; e aos
esplendores da Criação, já não soa indiferente como outrora.
Para curar as feridas dos acúleos, tenho o bálsamo da Resignação.
A nortada impetuosa me fustiga, as vezes, mas da Paciência, os brandos zéfiros também me acariciam.
A fé que Minha-Mãe me acendera na alma é hoje mais intensa, porque tem o raciocínio por esteio.
Ainda choro; mas não blasfemo nunca.
A sede e a fome que me torturavam, diminuem à proporção que recebo os clarões do EVANGELHO.
Creio, espero e amo.
E é a ti, ó grande Mestre, que isto devo. A tua esmola de luz me redimiu.
A doutrina do Maior dos Mestres, que tu, seu enviado, espalhas por todo o planeta, regenerá-lo-á em breve, fazendo desta penitenciaria lôbrega a morada dos mansos, conforme a promessa contida no Sermão da Montanha.
Ave, Mestre!
Recebe nestas palavras o agradecimento de uma alma que salvaste.
REFERÊNCIAS
PREITO a Allan Kardec. Revista Reformador, Rio de Janeiro, FEB, Ano XXXV, n.19, p. 312-313.
Trechos extraídos do texto Tributo a Kardec
Visando aprimorar os canais de comunicação e ampliar a oferta de serviços aos Centros Espíritas a ela filiados, a Federação Espirita do Estado da Bahia convida a todas as entidades associadas a realizarem o seu recadastramento, bastando para isto preencher o formulário que se encontra em anexo, e que pode ser baixado através do link:
Para acessar, basta clicar no endereço acima, baixar o arquivo, preencher e encaminhar para a Federação Espírita do Estado da Bahia, através do E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando no campo assunto o título “Cadastro de Centros Espíritas”.
Uma vez atualizadas as informações, as casas espíritas receberão a programação federativa atualizada, campanhas, arquivos de interesse do movimento espírita, além de poderem divulgar as suas atividades através do site da Federação Espírita www.feeb.org.br.
Participe, é importante estarmos atualizados para podermos servir-lhes melhor.
O diretor presidente André Luiz Peixinho e a diretora de integração federativa da FEEB Edinolia Peixinho, participam neste fim de semana da reunião do Conselho Federativo Nacional, na Federação Espírita Brasileira (FEB), em Brasília, juntamente com demais representantes de federativas estaduais. Neste ano a reunião é também comemorativa, pelos 140 anos da vida e obra de Manoel Philomeno de Miranda, completos no próximo dia 14 de novembro. Em parceria com a FEEB, a FEB realiza uma exposição sobre esse pioneiro do Movimento Espírita brasileiro, ao lado da livraria, na sede da instituição nacional.
Federação Espírita do Estado da Bahia
Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 Bela Vista de Brotas CEP 40279-140 Salvador-BA
Telefone (71) 3359-3323